janeiro 25, 2007

O "erro" de Hipócrates!



Afinal, acumulamos milénios de equívoco e não sabíamos! Parece que são os políticos, sociólogos, juristas e empresários, que enchem a nossa Assembleia, os verdadeiros creditados para formular e reformular a deontologia médica!

Quem nos mostra a Luz é o Dr. Rui Nunes, professor de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e anterior responsável da Entidade Reguladora da Saúde. Segundo veio a público, o senhor pretende "solicitar à Ordem dos Médicos a revisão do Código Deontológico dos Médicos, no dia seguinte ao referendo ao aborto, qualquer que seja o resultado da consulta popular".

Mas atenção, não é uma "revisão" qualquer...! Pegando na incompatibilidade entre o "código" (que apenas contempla o caso de perigo de vida para a mulher) e a Lei de 1984 (quando se consagraram as actuais excepções), que leva, supostamente, os médicos a recusarem abortar nos casos que esta já permite, defende um ajuste do dito código, para que "a ética médica se compagine com a lei em vigor". Segundo ele, "a classe médica deve reflectir...de forma que possa adequar-se aos valores actuais da sociedade, sufragados directamente pela população".

Lá está, parece que hoje em dia, quando a ciência atinge altos patamares de rigor e conhecimento, em que se consegue ver para lá dos tecidos, quem dita o que é ou não Vida Humana é o comum eleitor, ou o político, em seu lugar. Médicos para quê?!

O senhor alega um desajuste do código à actual Lei, mas eis o que ele vem propor para depois do referendo:

"A proposta concreta que eu faço é que a redacção do artigo do Código Deontológico, respeitante a esta questão, diga que é falta grave - excepto nos casos previstos pela lei em vigor - o que resolve todo o problema"

Naturalmente que resolve! Se vierem por aí os nazis outra vez, lá teremos o dito código a proclamar a eugenia como acto de higiene e saúde pública. Conforme a "lei em vigor", lá está!

4 Comments:

Blogger DAD said...

Parabens pelo blogue.

http://anti-aborto.blogspot.com/

sexta-feira, 26 janeiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

olá
Vida Semre...
Existe um novo hino para a campanha pela Vida:

http://guardavida.blogspot.com

Vamos todos Cantar a vida.

Carlos Duarte

sexta-feira, 26 janeiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Vejam esta pérola:

"A Igreja Católica debate-se com algum embaraço depois de os autores de um compêndio de santos terem descoberto na extensa lista de homens e mulheres considerados santos ao longo dos séculos uma tal Quitéria de Jericó, referida como conhecida abortadeira pelo Antigo Testamento (Matateu 27,16) e glorificada pelo dom divino de provocar a interrupção da gravidez com um olhar fixo. A situação torna-se ainda mais incómoda em Portugal devido ao referendo que terá lugar no próximo mês e numa altura em que o Papa Bento XVI comparou o aborto ao terrorismo na sua mensagem de ano novo. A hierarquia eclesiástica não tenta negar a existência de Santa Quitéria Abortadeira, padroeira de várias localidades fronteiriças espanholas com culto estabelecido há tempos incontáveis, e mantém a sua posição irredutível perante o aborto, haja ou não paradoxo. Para o cardeal-patriarca de Lisboa, esta revelação não vem alterar nada e a “santidade da vida” mantém-se.
“Esta notícia não tem a importância que lhe querem atribuir e continua a ser reprovável matar uma criança que ainda não nasceu. Pouca gente gostará tanto de crianças como os sacerdotes,” afirmou D. José Policarpo, parando para pensar e acrescentando “Isto se calhar não soou nada bem.”

sexta-feira, 26 janeiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tu mentes deliberadamente ou simplesmente não sabes que o que dizes não corresponde à verdade? É melhor informares-te melhor de quem foi Santa Quitéria em vez de te limitares a citar frases de fontes duvidosas.

Já agora, se gostas tanto da Bíblia é melhor que comeces a lê-la e também a saber citá-la, porque não existe nenhum Matateu no Antigo Testamento.

sexta-feira, 26 janeiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home