fevereiro 24, 2007

Encontro do "NÃO" em Vagos.



"O encontro em Vagos serviu para os movimentos de todo o país analisarem o resultado do referendo, tendo sido aprovado um conjunto de reivindicações.

A Federação Portuguesa pela Vida, que congregou os movimentos pelo "Não" no referendo da interrupção da gravidez, reclamou que o Governo gaste, por cada aborto, o mesmo e mais um euro no apoio à maternidade.

Os movimentos pretendem que seja dado a cada grávida um valor igual ao que o Estado pagará por cada aborto, acrescido simbolicamente de um euro.

O aumento para 80 por cento da percentagem de financiamento às instituições que acolhem mulheres grávidas e crianças em dificuldade e o financiamento a 75 por cento dos Centros de Apoio à Vida são outras reivindicações.

Isilda Pegado, presidente da Federação, disse aos jornalistas aguardar com expectativa que se verifiquem as promessas eleitorais das forças que defenderam o "Sim", nomeadamente o PS, sublinhando haver "um vasto consenso nacional quanto à necessidade de reduzir o aborto e de evitar que ele seja usado como planeamento familiar".

Declarando que a Federação estará atenta aos diplomas que irão regular o aborto legal, Isilda Pegado afirmou que o processo legislativo deve ter em conta a escassa expressão eleitoral da vitória do "Sim", sublinhando que o "Não", apesar de derrotado, obteve mais 200 mil votos do que em 1998, embora os movimentos assumam que o "Não" foi minoritário.

No encontro de Calvão, foi decidido dinamizar em todo o país instituições de apoio à Vida, dando continuidade à "energia e fantástica mobilização" da campanha do "Não", "apesar do clima mediático e político desfavorável".

"Continuaremos a lutar pela dignidade da pessoa humana em todas as circunstâncias", concluiu
."

in: SIC Online

Entretanto, a nossa Esquerda anda a pressionar o governo, para que, simbolicamente, a Lei entre em vigor no "25 de Abril" deste ano. Grosseiro, Saloio, Rústico, Pacóvio, Parolo, Alarve... São todos os sinónimos que encontrei, que melhor caracterizam um tal delírio colectivo.