dezembro 08, 2006

Pelo NÃO!



A Rádio Renascença tomou hoje posição oficial pelo NÃO ao aborto. Fê-lo na plenitude dos seus direitos, enquanto órgão de comunicação privado.

Mas eis que um tal Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ) se insurge contra esta medida, alegando que assim se "põe em causa o direito de opinião dos jornalistas que trabalham na rádio". Ficamos assim a saber que, por exemplo, toda a Administração Pública é a favor do aborto, porque o patrão (Estado) o é...! Será essa a lógica?!

Para começar, não cabe aos jornalistas emitir ou formar opinião, mas sim recolher e transmitir informação. Depois, o facto de a entidade patronal assumir uma determinada orientação oficial, em nada compromete os seus empregados, que se limitam a cumprir funções. Pela ordem de ideias deste sindicato, esses mesmos jornalistas poderiam contestar a identidade católica da estação, uma vez que tal colocaria "em causa o seu direito de opinião" e liberdade religiosa. Ora, só se emprega numa rádio católica quem estiver disposto a seguir critérios e indicações internas dessa natureza. Ponto.

O zelo pouco reflectido e precipitado desta observação do CDSJ, vem denunciar, sim, uma certa parcialidade no que diz respeito ao seu próprio posicionamento na matéria a referendar. Ele sim, com o dever de imparcialidade, tendo em conta que pretende representar toda a classe.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro amigo... Hája paciencia para tao pouca inteligencia!
OBrigado por este espaço.

domingo, 07 janeiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home