janeiro 02, 2007

Longe da vista, longe do coração...




A drª Elisabeth Aubény, ginecologista e obstetra francesa, deu recentemente uma entrevista à “Visão” (nº721), onde nos conta a sua luta (e vitórias) em prol de uma contracepção alargada e do aborto livre, sendo mesmo a responsável pela introdução da “pílula do dia seguinte” em França. Actualmente reformada, palmilha o Mundo proferindo palestras sobre a sua ideia de aborto e contracepção.

Veio até Portugal a convite do grupo “Médicos Pela Escolha”, e, numa profusa entrevista de 3 páginas, fala das suas “conquistas” em França e do que poderemos nós “aprender” com o seu exemplo. De toda essa grande “lição” sobre o livre dispor da Vida, destaco esta parte:

Visão – Não há, portanto, mulheres a dar à luz e mulheres a fazer abortos lado a lado. (sobre a metodologia adoptada pelos hospitais franceses)

Aubény – É errado misturar. Provou-se que, em geral, as mulheres que pediam para abortar ficavam muito traumatizadas por verem bebés a nascer e que, para o próprio pessoal médico, a situação era difícil de gerir.

Bem se vê do pragmatismo desta gente. O objectivo é eliminar essa vida, por via de uma vontade demonstrada pela mulher. Logo, todo e qualquer factor que a possa demover ou fazer repensar essa opção, nomeadamente observando em primeira-mão aquilo de que estará a abdicar, tem de ser também eliminado. Não vá o diabo tecê-las!

Ora, quando se toma uma opção tão determinante e radical, não há lugar a dúvidas ou a traumas. A senhora que está ao lado tem o filho porque quer. Seja muito feliz com ele.

Agora, quando, por essa proximidade, se criam situações de dúvida (antes inexistentes), cabe aos médicos apurar dessa certeza e não avançar sem que haja plena consciência da mesma.

Não é que defenda que se devam fazer abortos junto de quem dá à luz. Na verdade, preocupar-me-ia muito mais o trauma que isso pudesse causar à parturiente. No entanto, o verdadeiro mal do aborto é justamente o desconhecimento que a mulher tem face ao processo (durante e depois) e face ao alvo do mesmo. Ela não sabe como acontece, ela não vê o que provoca, não vê o que rejeita.

À medicina cabe salvar vidas e garantir o normal funcionamento do corpo, não lhe cabe corrompe-lo ou garantir que uma decisão difícil (e tantas vezes equivocada) seja a única possível, até que se torne definitiva.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por que razão o NÂO assume uma postura paternal relativamente às mulheres? Porque acham que não são capazes de decidir sozinhas e em consciência, com responsabilidade? Porque falam das mulheres que abortam como se não gostassem de crianças? Muitas são mães e amam desmesuradamente os seus filhos!! E porque tentam passar a ideia de que não fazem aborto em forte sofrimento emocional? É obviamente uma decisão difícil e dolorosa para todas as mulheres! Na mesma entrevista, Aubeny diz que nenhuma mulher aparece para fazer um aborto sem ser a chorar! É óbvio que o melhor ambiente para fazer uma IVG não é no serviço de maternidade!!!! É portanto completamente desonesta a escolha do trecho da entrevista que aparece neste blog!!! Haja seriedade na discussão!!!!!

quarta-feira, 03 janeiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

"Longe da vista, longe do coração"????

Porque é que o NÂO apela sempre ao sentimento?! Os argumentos para esta discussão só podem ser políticos, visto que o referendo não nos coloca uma questão moral sobre a IVG!

Este referendo questiona-nos sobre 2 assuntos, ambos de âmbito político: o da criminalização e o da saúde pública.

O Estado não nos pergunta se somos, pessoalmente, a favor ou contra o aborto!! Isto seria um absurdo!
Pergunta-nos se as mulheres que decidem abortar devem ser ou não julgadas e condenadas e se o devem fazer em boas ou más condições de saúde!
Estes são os temas de campanha, não se as mulheres devem abortar ou não, porque isso nunca ninguém controlará!

quarta-feira, 03 janeiro, 2007  
Blogger A minha verdade said...

Ao 1º anónimo:

Caro amigo(a), ninguém está a assumir uma postura paternal em relação às mulheres. Trata-se de um postura jurídica face à tão desejada tendência para a igualdade entre sexos. Creio que uma mulher não deverá poder “decidir sozinha” da vida de um ser em gestação e que não é apenas produto do seu corpo. Desde o momento em que existe um progenitor que se mostre interessado na prossecução da gravidez, não deve ser dada a liberdade à mulher para que aborte por decisão unilateral. Bem sei que isto é polémico, mas não tem de o ser. Pondo de lado pruridos feministas, isto é bem fácil de entender.

Quanto às mulheres que abortam… não se diz que “não gostem de crianças”, nem sequer é isso que está em causa. Não entendo o seu desabafo. Simplesmente, esse sofrimento com que ALGUMAS se expõem ao aborto (sublinho “algumas”) pode e deve ser suprido com auxílio, com apoios vários, e é nesses que se deverá investir, não na solução mais fácil (acredite que é mais fácil abortar, ainda que com trauma, do que criar um ser com sacrifícios). Acredita mesmo que uma mulher que opte por abortar porque se quer dedicar à carreira (para alegadamente vir a ter “melhores condições” para dar a uma futura gravidez desejada) o fará com sofrimento?!? Não acredito! Excluo por completo essa hipótese. Ora, o Estado não tem que aparar as prioridades e conveniências de qualquer uma. Não tenha dúvidas que esta Lei servirá essencialmente este tipo de motivações.

Há sondagens que o demonstram aliás (feitas por gente do SIM).

Como referi, não desejo que os abortos se façam junto dos partos, apenas critico o alvo da preocupação destes médicos franceses. Face a este tipo de reacção por parte das requerentes, dever-se-ia antes colher a interpretação de que haverá provavelmente uma dúvida nas pacientes, uma vontade de prosseguir com a gravidez, reprimida por factores que, esses sim, deverão ser compreendidos e contrariados. Ao invés disso (e claro, muito mais simples) estes médicos optam por separar as águas, evitando o “risco” de dúvidas de última hora, dúvidas às quais dão o nome de “sofrimento” e as quais eu apelidaria de “esperança”. É simples.

Não vejo, pois, onde está a “desonestidade” na escolha do trecho. Foi escolhido para mencionar uma ideia que é a que está explicitada na entrevista.

quinta-feira, 04 janeiro, 2007  
Blogger A minha verdade said...

Ao 2º anónimo:

Tendo em conta que o SIM passa o tempo a falar da “humilhação” das mulheres que vão a julgamento (escassas, por abortos feitos muito para além das 10 semanas e sem pena efectiva atribuída!), não vejo em que é que o NÃO deva prosseguir de maneira diferente. Em todo o caso, o título que escolhi é apenas uma figuração do conteúdo do excerto da entrevista da senhora. Quando se diz que se deve separar uma mulher que quer abortar de outra que está para dar à luz, sob pena da primeira sofrer com a sua escolha…eu diria que o ditado se encaixa na perfeição, não vá a “vista” influenciar o “coração” e embargar a operação.

É que estes “médicos” preferem partir do princípio que a mulher vai decidida e convicta a abortar, cabendo-lhes apoia-la e “protege-la” de possíveis recaídas, do que interpretar este tipo de reacção como uma dúvida que tem de ser esclarecida, cabendo ao medico, aí sim, apelar à importância da Vida e demovê-la do acto se essa não for a sua real vontade. E isto sim, é deplorável. Trata-se de cultivar uma cultura de morte, contrária à missão da medicina.

E lá tinha de vir o argumento costumeiro de que o que se questiona é a despenalização e não o aborto em si. Não sei se isso é hipocrisia ou simples cegueira, perdoe-me a expressão…
Então, estando nós conscientes de que com a aprovação desta Lei, qualquer mulher, por si só, poderá eliminar uma vida partindo de toda e qualquer motivação que tenha… Isto não será por em causa o valor da Vida, da maternidade, da própria natalidade?!? Se estivesse em causa a abertura de novas excepções à Lei por razões psíquicas ou financeiras, ainda se poderia alegar uma eventual questão de “saúde pública”. Mas acontece que o que se pretende não é alargar as excepções à Lei, mas sim permitir que o aborto possa chegar ao ponto de constituir um simples e derradeiro contraceptivo, uma vez que é de acesso livre e arbitrário! Você não tem consciência disto?!?

Logo, não queiram reduzir isto ao plano meramente jurídico, como se isto fosse uma mera alteração de Lei, porque não é! Trata-se de um gravíssimo precedente que vai ao encontro da relativização do conceito de “inviolabilidade da Vida Humana”.

quinta-feira, 04 janeiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home